CONTRATO
A importância do Contrato em um negócio Jurídico
DIREITO CIVIL
O contrato tem grande relevância no negócio jurídico, o contrato faz lei entre as partes contratantes. Eles são acordos feitos entre duas ou mais pessoas, com base na vontade destas partes e na autorização jurídica, capazes de criar, regular, modificar ou extinguir relações jurídicas de conteúdo patrimonial.
Para a contratação, não basta apenas a vontade das partes, o qual o objeto deve ser lícito, seguindo a forma prescrita na lei, e para que o negócio jurídico aconteça é imprescindível que as partes tenham plena capacidade para contratar. Este é um dos pontos mais relevantes e que dever receber a máxima atenção pelas partes no momento de sua formalização, principalmente quando o contrato é estabelecido entre pessoas jurídicas, deve-se assegurar que a pessoa que irá assinar o contrato tem poderes para representar a empresa para aquele ato.
A lei prevê que os contratos podem ser na forma, verbais ou escritos. Porém, diante da complexidade das relações e dos interesses envolvidos, é sempre aconselhável optar pelo contrato escrito. O contrato verbal pode ser provado por testemunhas, pagamentos realizados, anotações diversas sobre o tema feitas em momentos associados à discussão sobre o contrato, por exemplo. Já quanto ao prazo, eles podem ser determinados ou indeterminados.
Os contratos habitualmente ganham a pecha de que devem ser documentos extensos, todavia, pode ser um documento enxuto, desde que reflita todas as condições envolvidas na contratação pretendida.
ITENS NECESSÁRIOS
· Partes contratantes;
· Objeto do Contrato;
· Descrição dos Serviços;
· Obrigações da Contratante;
· Obrigações da Contratada;
· Remuneração ou Preço;
· Prazos e outras condições;
· Rescisão/Penalidades/Disposições Gerais.
De modo geral é bastante simples, mas deve conter o objeto principal e a que fim se destina, É claro que, em algumas situações, serão necessárias previsões que podem aumentar as cláusulas e seu tamanho, para poder assegurar os interesses entre as partes, mas o bom senso deve prevalecer.
Uma das premissas importante em uma transação jurídica é que o contrato seja feito, e assinado. Quer seja através do formato impresso ou também em formato digital, modalidade esta que já é perfeitamente aceita em nossos tribunais.
A outra é consultar sempre um advogado para garantir qualidade e resguardar de forma efetiva os seus direitos de acordo com a lei.

